Instagram fake possui contas recém-criadas e sem fotos
Definitivamente, muito cuidado com contas recém-criadas e sem foto no Instagram. Ainda mais, quando há nome de marcas famosas com promoções incríveis! É exatamente assim que agem os golpistas. Nesse sentido, eles enganam os usuários e consequentemente, aumentam o número de seguidores. Simultaneamente, legitimam o golpe com depoimentos de supostos ganhadores.
Antes de mais nada, verifique antes de participar de uma promoção na rede social, se existe o selo azul. Pois, ele é a garantia de que se trata de um perfil oficial e que realmente há uma ligação com a empresa. Fora isso, o próprio Instagram pede que denuncie o conteúdo.
Selo azul do Instagram
De antemão, o Instagram, desde 2018, conta com o selo de verificação. Ele serve para comprovar que a conta é da pessoa em questão. Frequentemente, está em contas de pessoas famosas, celebridades e marcas. O selo azul aparece na pesquisa, no seu perfil e também nas postagens incorporadas. Logo, ajuda os usuários a encontrar contas reais de pessoas e marcas que estiverem procurando. Além do selo azul ser sinônimo de status, ele evita o sucesso dos fakes em redes sociais.
Conta fake do Instagram
A princípio, para descobrir uma conta falsa, deve analisar a foto de perfil. Normalmente, os fakes não utilizam ou usam de fotos repetidas ou genéricas.
Constantemente, contas falsas são criadas rapidamente e em larga escala. Caso o perfil contenha poucas fotos, é muito provável que seja fake. Fora isso, note o uso de hashtags aleatórias, ou seja, que comprove não haver nenhuma ligação com o tema da foto.
Instagram com perfil anônimo
Normalmente, perfis anônimos colocam fotos de outras pessoas ou não colocam fotos. Sobretudo, analise o nome do usuário. Caso não tenha nenhuma referência daquele nome, não permita que ele te siga.
Instagram fake atrapalha investimento das marcas
Transparência nas métricas e questões ligadas a brand safety, ou se preferir, na segurança de marca, são temas relevantes para o investimento em mídia digital. Afinal, lidar com fraudes e robôs, tornou-se um imenso desafio para plataformas e marcas.
A Unilever, já chegou a cogitar a retirada de seus anúncios do Google e Facebook. Motivo era a falta de transparência nas métricas. E a P&G ficou um ano sem investir no YouTube por questões de brand safety. Ainda há, o caso da rede de hotéis Ritz, que aparece com 78% de falsos seguidores em suas postagens. Este impacto negativo, pode significar um prejuízo inestimável para a sua imagem e reputação.
Igualmente, o Brasil, está se tornando muito comum, influenciadores digitais com crescimento rápido de seguidores. Indicio de falsos seguidores.
Dicas para descobrir no Instagram um perfil fake
Informações da conta: o Instagram proporcionou, desde 2018, a opção “Sobre esta conta” em perfis com muitos seguidores. Em seguida ao acesso, você poderá verificar nomes usados anteriormente; data de criação da conta; páginas com seguidores compartilhados e localização.
Selo azul de verificação: ícone ao lado do nome sinaliza uma conta real. Portanto, se localizar o nome de um indivíduo ou de uma instituição conhecida, pode ser a confirmação da veracidade ou não, da conta.
Poucas postagens: primeiramente, atenção para os perfis com números ínfimos de seguidores e várias contas seguidas. É natural que perfis falsos possuam poucas postagens. Entretanto, as contas já existentes, são recentes e disparadas em um curto prazo de tempo. Em cada foto, analise o uso de hashtags ou ainda, comentários padronizados. Contudo, caso note um número excessivo destes quesitos, podem ser sinais e considerados suspeitos.
Foco na foto usada: frequentemente fakes utilizam fotos repetidas, genéricas, ou com anúncio inserido.
Perfis fakes
Segundo o Instagram, o usuário “não pode se passar por outras pessoas ou fornecer informações imprecisas”. Imediatamente, clique no ícone com três pontos em um perfil e selecione “Denunciar”. Porém, se for uma pessoa pública e percebeu que há uma conta se passando por sua, o Instagram fornecerá um formulário para preencher.
Seguidores comprados é sinônimo de pessoas desonestas
Em primeiro lugar, existem pessoas que acreditam que o caminho para obter o sucesso na mídia social, é traduzido pelo número de seguidores. Sobretudo, são pessoas reais que optam por ganhar uma grana extra. Por outro lado, são contas fakes configuradas por robôs. Do mesmo modo, os golpistas sempre acharão uma maneira de invadir mecanismos de segurança digital, que possa ser implementado pelo Instagram. Então, é de responsabilidade das marcas e dos influenciadores, encontrarem e extinguirem os falsos seguidores.
Influenciadores digitais são autores de novos padrões
Essa carreira, ainda nova no mercado, mostra que quando falamos de curtidas, comentários, visualizações, estamos falando do que a sociedade acompanha ou rejeita atualmente. Afinal, esses profissionais das redes sociais impactam milhares de seguidores, com o seu estilo de vida, opiniões e hábitos.
Influencers brasileiros são destaques mundiais nos stories do Instagram
Desde já, a ascensão do digital influencer, esta associado ao aumento do consumo de informação e produtos na internet. Isso acontece porque as marcas estão cada vez mais presentes e próximas do consumidor.
Marcas que mais tiveram engajamento em 2020 no Instagram
Segundo a Socialbakers, em 2020, as empresas com maior engajamento e portanto, maior destaque no Instagram foram: a Netflix Brasil que possui 17,9 milhões de seguidores. Ela liderou com folga como a marca com maior engajamento nessa rede social. Atingiu a marca de 36,6 milhões de interações, apenas com 140 postagens.
Outras marcas que se destacaram no Instagram foram as Lojas Americanas, com 18,6 milhões de interações em 1.884 postagens; a Grão de Gente com 5,1 milhões de interações em 835 postagens; a Santa Lolla, com 2,9 milhões de interações e 230 postagens e Salon Line, com 2,8 milhões de interações em 244 postagens.
Instagram fake para conta verificada
Para as marcas e empresas é uma excelente opção. Pois, a posse do selo de autenticidade concebe destaque nos mecanismos de busca, por enxergá-los como prioridade.
O selo de verificação do Instagram, significa informação aos usuários na transparência de que sua página é autêntica. Portanto, perfil exclusivo, credibilidade e autoridade no que é apresentado. Além de autênticas, possuem muitos seguidores podendo atingir grandes audiências. Saiba que existem contas com 10 mil seguidores que exibem o selo e outras, com mais de um milhão, que nem chegam perto.
Condições para obter conta verificada
Acima de tudo, seja totalmente honesto nas informações. Faça uma biografia com informações precisas e relevantes sobre você ou sua empresa.
Seja notável publicando conteúdos relevantes na imprensa, no seu blog ou site. Isso traz maior visibilidade. Aumente sua presença on-line. Poste comentários em outros sites ou blogs conhecidos. Sobretudo, que sejam respeitados. Há a necessidade de se fazer presente em outros lugares fora do Instagram. Publique regularmente conteúdos inéditos. Assim, aumenta a possibilidade de obter o selo azul. De maneira idêntica, receberá destaque no que se refere a números de seguidores. Quanto mais, maior notabilidade. Por fim, o item engajamento retrata o incentivo aos clientes em marcar as postagens. Tudo isso resultará em autenticidade e destaque.
Qualquer pessoa pode solicitar o selo azul. Empresas ou pessoas com conteúdos robustos tem a oportunidade para mostrar autoridade, credibilidade e autenticidade para uma grande audiência.
Como obter o selo azul no Instagram
- Procure pelo ícone situado no canto superior direito da sua página.
- Escolha a opção ”Configurações”. Em seguida, clique em ”Conta”. Depois ”Solicitar verificação”’.
- Preencha o formulário com seus dados. Escolha uma categoria para sua conta. Envie seu RG ou CNH. Posteriormente tecle em ”Enviar”.
Após alguns dias, o Instagram notificará o seu pedido com aprovação ou com a negação.
Enfim, lembre-se de que quem quer ter uma conta verificada no Instagram, não pode ficar fora de outras redes sociais.