Já ouviu falar de brand bidding, mas ainda não entendeu o que é esse conceito e como ele afeta a sua marca no mercado on-line? Saiba que, não se atualizando sobre este assunto, outros indivíduos levarão vantagem sobre você no marketing digital, caso haja brechas.
Ainda mais, além da atitude considerada desleal pela concorrência na internet, o brand bidding ainda é um risco à sua marca e a confiabilidade que você tem com os seus consumidores e possíveis clientes.
Saiba como ter mais segurança na internet para a sua marca registrada, como evitar que a ação de terceiros diminua seus resultados on-line e como ficar sempre atento contra o brand bidding!
O que define brand bidding?
Traduzido diretamente do “lance de marca”, brand bidding é o nome dado quando outras pessoas na internet usam o nome de uma marca em seus próprios sites. Contudo, esse é um fator perigoso. Isso porque, na maioria das vezes, é realizado para desviar leads interessados até sites que não são o original da marca pesquisada.
Para facilitar o entendimento, siga a hipótese:
Você é dono(a) de uma marca de produtos pet, e a sua empresa já possui uma plataforma de venda on-line para seus consumidores comprarem à distância. Porém, mesmo digitando o seu produto na barra de pesquisa, aparecerão anúncios com a sua marca em outros endereços em primeiro lugar. Assim, estes sites receberão a visita das pessoas conectadas e, por descuido ou pressa em ter o produto, as pessoas realizam a compra ali mesmo.
Em contraponto, por questões jurídicas que avaliam e equilibram certas situações na internet, já existem medidas legais que vão contra o brand bidding.
Mas como essa tática de lance de marca funciona?
De início, o brand bidding é possível através de leilões de links patrocinados nos buscadores pagos, como Google Ads e Bing Ads. Sendo assim, esses leilões acontecem para que as marcas façam seus lances e tenham o domínio sobre um termo usado nas pesquisas. Logo, quem dá o maior lance sai na frente quando seu termo adquirido for buscado na internet.
Porém, a deslealdade entra nessa questão quando o uso do nome de outras marcas é feito como se fossem palavras-chave. Isso faz com que as otimizações das páginas desleais no Google tenham uma visibilidade ainda maior sobre a concorrência.
Além disso, mesmo sendo usado de forma “limpa”, o brand bidding tem suas desvantagens como estratégia de tráfego. Afinal, se todas as marcas querem investir em termos de pesquisa, o custo por eles acaba sempre elevado.
Quais são os perigos de quem sofre brand bidding?
Em se tratando de vendas pelo e-commerce, há uma série de fatores que diminuem a consideração dos consumidores por uma determinada marca. Por exemplo, ao buscar um produto e ser direcionado para um outro site que atende mal os visitantes, o cliente terá uma experiência negativa. Isso fará com que a pessoa relacione a importunação com a marca original, descredibilizando o nome da mesma no mercado.
Outro ponto importantíssimo para este assunto é o volume de vendas realizado online. Segundo a ABComm, “Em 2023, o Brasil teve um volume de compras online de R$ 185,7 bilhões”. Ou seja, isso expressa como as vendas nesse meio estão cada vez mais fortes e representam boa parte das receitas de qualquer um que esteja vendendo na internet. Sendo assim, ter seus leads prospectados por outro site significa um grande risco.
Quais medidas tomar contra o brand bidding?
Focando em segurança e sistemas antifraudes na internet, a melhor solução é ter o serviço especializado ao seu lado. Isso porque, através das métricas e resultados de vendas de uma empresa não são o suficiente para saber se outra marca está agindo de má fé. E é por isso que a Valinke oferece todo o suporte que você precisa para detectar, monitorar e remover concorrência desleal, sites fakes, uso indevido de marca, entre outras soluções.
Além disso, como as medidas protetivas na internet e as leis auxiliam em situações como a do brand bidding, notificações extrajudiciais, também podem auxiliar a interromper o uso inadequado do nome da sua marca.
Planos certeiros para a sua tranquilidade
Caso você ainda não conheça, a Valinke tem um serviço especialmente focado Brand Bidding, com o objetivo de reduzir o CPC que proteger sua marca contra fraudes online. Investindo nessa especialidade da nossa empresa, você tem ao seu alcance:
- Redução de CPC
- Detectar e agir contra fraudes online
- Eliminar infração de propriedade intelectual;
- Identificar empresas e pessoas físicas que mascaram a sua identidade visual se passando por revendedores, representantes e/ou parceiros autorizados da sua marca.
E, o melhor de tudo, é só deixar em nossas mãos, que vamos agir em seu nome e reportar tudo na melhor plataforma de Brand Protection do Brasil. A tomada de medidas e fortalecimento de segurança da sua marca fica totalmente em nossas responsabilidades!
Clique aqui e Fale com um consultor e entenda como a Valinke pode te ajudar ainda hoje!
Até a próxima!