Todas as marcas sofrem pela ação criminosa que movimenta bilhões de reais todos os anos
A falsificação de produtos é uma prática que só vem crescendo. Com ela, prejuízos de todos os tipos. A economia como um todo é afetada pela falta de arrecadação, mas as marcas são, sem dúvida, as mais prejudicadas. Assim, aparece uma nova tendência e necessidade, o brand protection.
A proteção da marca, na tradução livre, é um serviço que monitora possíveis negociações de produtos falsificados online.
Os prejuízos da pirataria na economia mundial são gigantescos: cerca de 1 trilhão de dólares todos os anos. Esse número se revela em enorme perda de receita para empresas legítimas de grife e seus funcionários. Além do problema financeiro, também há o prejuízo de imagem, que é tão ou até mais nocivo que a perda de dinheiro.
Algumas medidas legais precisam ser tomadas. Além de ter uma comunicação bastante clara com seus clientes, é preciso cuidar da propriedade intelectual da marca.
Para isso, é importante registrar a patente e garantir a marca registrada em tudo o que envolve a empresa. Investir em códigos de barras com validade e reconhecimento internacional, além de adesivos ou etiquetas de autenticidade também previnem a pirataria.
No entanto, é fato que a legislação não é suficiente para combater esse tipo de atividade. Para que as empresas tenham uma garantia maior, o monitoramento virtual de vendas de produtos falsos é a maneira mais prática e eficaz de minimizar os danos.
COMO FUNCIONA O BRAND PROTECTION?
A concorrência criada pelos falsificadores é desleal. Os produtos são aparentemente iguais. Os preços são mais baixos. Muitos consumidores, sem má-fé, sentem-se atraídos por essas condições. Outros tantos não fazem nem ideia de que aquele produto não é original. Dessa forma, os criminosos ganham certa vantagem em alguns marketplaces ou pelas redes sociais.
Monitorar os bilhões de sites existentes parece tarefa impossível, mas não é. Investindo em brand protection, o trabalho é todo automatizado e protege as marcas não apenas de pirataria, mas de várias outras ameaças.
Antes de saber os benefícios, vamos entender como funciona essa proteção. O serviço de brand protection monitora menções a marcas, produtos e serviços na web. Ou seja, ele encontra referências à sua marca em sites próprios, marketplaces, redes sociais e vários outros ambientes.
Essa busca e acompanhamento encontram fraudes, ataques, mal uso do nome de empresas e, claro, pirataria. Além de identificar o problema, a tecnologia também remove essas ameaças, como uma ação imediata de proteção. Isso também permite que as empresas consigam tomar medidas legais contra os criminosos.
Esse serviço pode ser útil em várias frentes, como combate à pirataria, phishing, cybersquatting e outros crimes digitais. Algumas vantagens são:
- Encontrar sites e perfis de redes sociais falsos;
- Derrubar sites e aplicativos não oficiais;
- Monitorar e possibilitar ações contra utilizações indevidas da marca (pirataria, por exemplo, além de roubo de propriedade intelectual etc.);
- Proteger produtos e conteúdos para que não sejam revendidos e/ou copiados para outros websites;
- Encontrar comercialização de pirataria e removê-la de qualquer ambiente.
A tecnologia de compliance digital atua numa plataforma de Robotic Process Automation (RPA). Ela funciona com aplicações de inteligência preditiva e machine learning.
Essas funcionalidades encontram as utilizações da marca, identificam o problema e derrubam os links, evitando que os produtos falsos sejam comercializados.
OS RISCOS ÀS EMPRESAS QUE SOFREM COM FALSIFICAÇÃO
As compras de falsificações, como já vimos, geram inúmeros problemas financeiros, sociais e de imagem. Alguns deles são:
- Fortalecimento dos falsificadores e, consequentemente, estímulo ao crescimento do crime organizado;
- Diminuição na arrecadação de tributos e, assim, menor repasse à população;
- Prejuízos financeiros às empresas que trabalham legalmente, reduzindo suas receitas e gerando desemprego;
- Problemas sérios ao meio ambiente, já que não há regulamentação nem fiscalização para produção dos itens falsos;
- Danos graves à saúde dos consumidores, uma vez que eles não seguem regras sanitárias e não passam por testes de segurança;
- Depreciação da imagem das empresas, pois o consumidor enganado acredita que teve uma má experiência com a marca sem saber que o item era falso;
- Queda nas vendas pela percepção negativa de compradores, o que vai gerar ainda mais perda de receita e consequências financeiras drásticas.
Esses são alguns dos inúmeros problemas que a pirataria pode ocasionar a empresas. Todos eles podem ser evitados ou pelo menos minimizados com alguns cuidados legais e com o auxílio de soluções tecnológicas.
Enfim, brand protection elimina o uso não autorizado da marca e ainda, é capaz de banir qualquer atividade que visa prejudicar a reputação da marca.
Proteção de marca digital
Com a internet, muitas marcas passaram a atuar online. Então, as marcas precisam se adaptar as mudanças de como realizar os negócios de uma maneira segura, já que existe uma notória mudança no comportamento do consumidor.
Agora, toda atenção está voltada para os canais digitais como sites, e-mail, mecanismos de pesquisa, mídia social e celular; ótimos para expandir seus negócios. Com a exposição e aumento da procura, novas ameaças as marcas surgem como consequência. Desta maneira, o objetivo é garantir que sua reputação seja preservada.
Brand protection
Proteger o nome de sua marca e a reputação contra fraudes e falsificações atravésde uma estratégia de proteção de marca digital evitando que criminosos atuem online utilizando sua marca em atividades fraudulentas ou para enganar o consumidor usuário.
A perda da reputação da marca acarretará a perda da credibilidade do cliente e a perda financeira, tudo isso graças, à falsificação e pirataria online.
Propriedade intelectual e presença online devem estar sempre sob proteção. Pois, eles sequestram marcas de seu conteúdo e imagens e ainda, roubam o tráfego do site das marcas. Atualmente, são capazes de criar sites funcionais e de usar e-mails semelhantes aos verdadeiros.
Ameaças digitais sobre as marcas
Roubo de identidade da marca: desde já, a maneira mais comum de se passar por uma marca, é a utilização de um domínio falso. Como resultado, acaba por se parecer e muito, com a sua própria marca.
Abuso de marca: abusam do nome e da reputação de uma marca online. Existem algumas possibilidades que os cybers criminosos podem explorar por meio de abuso. É o caso dos canais de vendas não autorizado e abuso no mercado cinza. Eles vendem produtos e serviços, por meio de um canal de vendas não autorizado. Assim como podem explorar também os preços, para diferentes mercados de sua marca, violando as métricas do varejo.
Produtos e serviços falsificados: atualmente, a pirataria online só cresce e sua marca pode ser usada sem permissão na comercialização de produtos e serviços falsificados. Ainda, abusam dos direitos autorais, da marca comercial e da propriedade intelectual da sua marca.
Domínio e pirataria cibernética: sua marca enfrenta a ameaça de abuso de domínio e pirataria cibernética on-line. Pois, eles a registram e usam qualquer um dos domínios para pirataria cibernética.
Conclusão
São aproximadamente 4 bilhões de usuários online. Isso, corresponde a uma economia de mais de US$ 4 trilhões. Com a internet, ficou mais fácil para os bandidos criarem uma presença online, por meio de sites disponíveis, baratos e anônimos. Com tamanha facilidade, os criminosos encontraram a maneira para abusar de marcas confiáveis convertendo-a em benefício próprio.