
Todo mundo sabe que, junto de todos os benefícios que a internet trouxe para o mundo, quem navega precisa ficar sempre atento contra fraudes e sites enganosos. Por isso, viemos dar um suporte para ajudar você a entender melhor e denunciar um site no Google de maneira totalmente correta e efetiva.
Como denunciar uma página significa sinalizar ao sistema de busca que aquele endereço on-line não é seguro, também precisamos ter cautela antes de tomar essa decisão. Afinal, não podemos confundir problemas técnicos ou uma experiência ruim de navegação com tentativas fraudulentas de golpes e ações semelhantes.
Leia o nosso conteúdo e entenda os indicadores de um site suspeito, como se faz uma denúncia e como essa ação auxilia em uma navegação segura para todos!
Denunciar um site no Google: Entenda como fazer essa ação
Sendo a principal ferramenta de busca e compartilhamento de informação global, o Google também auxilia os usuários da internet com recursos que restringem suas diretrizes. Entre as violações que o Google não permite, temos exemplos como:
– Spam, malware e phishing;
– Violência;
– Discurso de ódio;
– Conteúdo terrorista;
– Assédio, bullying e ameaças;
– Exploração infantil;
– Falsificação de identidade;
– Informações pessoais e confidenciais expostas sem permissão;
– Atividades ilegais;
– Violação de direitos autorais.
Ao presenciar sites que contêm conteúdo semelhantes ao que citamos acima, precisamos denunciar e sinalizar a irregularidade avistada. Nesse sentido, você precisa acessar a página de ajuda jurídica do Google.
E o que faremos nesta página?
Lendo todas as informações e orientações pré-dispostas, o suporte fornecerá pequenos formulários e indicadores do que você acessou e deseja denunciar. Na primeira seleção, por exemplo, você indicará se a violação está presente e um site, um blog, um vídeo no YouTube, conteúdo no Google Play etc.
Sendo assim, seguindo todas as orientações do que fazer na página de suporte on-line e preenchendo o máximo de informações possíveis, mais rápido e efetivo serão as medidas tomadas contra o conteúdo indevido.
Denunciar um site no Google não significa derrubá-lo definitivamente!
Nunca esqueça da seguinte questão: denunciar um site no Google não dá garantia de que aquele site estará corrigido ou derrubado. Isso porque, dentro dos limites de ações do Google, o próprio sistema dá o seguinte aviso:
“Mesmo que o Google remova uma página da Web ou uma imagem dos nossos resultados da pesquisa, não podemos remover um conteúdo dos sites em que ele hospedou-se. O conteúdo talvez continue em sites, o que significa que ele ainda poderá ser encontrado por URLs, compartilhamento em mídias sociais ou outros mecanismos de pesquisa. Antes de denunciar o conteúdo ao Google, recomendamos entrar em contato com o proprietário do site para solicitar a remoção direta.” – Informações do próprio suporte jurídico Google.
Contudo, sinalizar o perigo existente em um site é uma ação que, quando tomada por diversas pessoas na internet, auxiliam a deixar bem mais evidente que aquele não é um ambiente protegido.
O que o Google faz exatamente com os materiais abusivos?
Com denúncias bem-sucedidas, certas ações acontecerão com o endereço denunciado, como:
– Remoção do arquivo da conta;
– Restrição do compartilhamento de um arquivo;
– Limitação do acesso ao arquivo;
– Desativação do acesso a um ou mais produtos do Google;
– Exclusão da Conta do Google.
Lembrando que, essas ações também seguem limitações jurídicas que estão dentro da lei. Afinal, imagine a seguinte questão:
Um site compartilha informações de um determinado assunto social. Contudo, um usuário não está de acordo com as propostas da página por motivos totalmente pessoais e resolve denunciar a página.
Uma motivação pessoal não justifica a remoção de um site do ar. Por isso, todas as análises internas são feitas para avaliar se aqueles materiais denunciados restringem ou não as normas do Google.
Denúncia: uma ação com resultados além do on-line
Enfim, além das diretrizes do Google, a denúncia também gera a movimentação de processos e acionamento de agentes da lei. Isso porque, dependendo do que é disseminado, configura crime diante da lei.
Digamos que um site está constantemente publicando discursos de ódio contra uma parcela da população. Isso é crime tanto na web quanto na sociedade física, ou seja, pode ser detido e revertido com o poder judiciário.
Em casos como esse que acabamos de levantar, investigações serão feitas não só com o site, mas com o dono daquele endereço e de qualquer pessoa envolvida em sua manutenção diária.
Por fim, conseguiu entender como fazer e quando é a hora certa de denunciar um site no Google? Se gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros materiais do nosso blog. E, para tirar mais dúvidas, entre em contato com a nossa equipe e tenha o nosso suporte total.
Obrigado por acompanhar até aqui. Nos vemos em breve!