• 19 março, 2023

O que é fraude digital?

Fraude digital e como denunciar, geralmente, ocorre pela invasão nos dispositivos eletrônicos e pelas contas de redes sociais.

Fraude digital e como denunciar as práticas mais comuns

  • Clonagem de contas de redes sociais, sobretudo whatsapp;
  • E-mails e mensagens de texto falsas, afirmando se tratar de agências bancárias;
  • Apropriação de identidade para aplicação de golpes financeiros;
  • Links com destinos criminosos;
  • Boletos falsos;
  • Falso anúncio de emprego solicitando dados das vítimas;
  • Roubos por meio de PIX

Às vezes, até mesmo mensagens trocadas com pessoas conhecidas, que contenham seus dados, podem ser acessadas por hackers. Portanto, nunca compartilhe seus dados, seja de documentos, conta bancária ou cartão de crédito, na internet, ao menos que seja em sites confiáveis com ótima reputação.

Fraude é o que mesmo?

Fraude por definição é um ato provocado por outra pessoa de má-fé, ou seja, há a intenção de obter alguma vantagem sendo normalmente financeira. Entretanto, é importante ressaltar que existem vários tipos de fraudes. Isso significa, que novas formas de praticar delitos constantemente se renovam.

Fraude digital e como denunciar corretamente

Primeiramente, opte por registrar um boletim de ocorrência. Isso pode ser feito pelas delegacias digitais, de forma online. Enfim, proteja os seus dados, bloqueando cartões que possam ter sido clonados e avise. Todos podem e devem denunciar links e anúncios suspeitos por meio de Boletim Eletrônico. De acordo com a Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), não é preciso ser vítima de algum golpe para fazer uma comunicação à Polícia.

Porém, caso tenha sofrido um golpe ou alguma transação suspeita, quanto mais rápido agir maior as chances de recuperar o prejuízo.

1. Registre imediatamente a reclamação no site;
2. Recupere os registros e protocolos para entrar em contato com a empresa;
3. Registre as reclamações em sites de consumidores;
4. Registre a reclamação no site do Procon / Ministério da Justiça;
5. Caso haja fraudes em sua conta bancária ou cartão de crédito, comunique imediatamente seu banco para cancelar as transações e registre o Boletim de Ocorrência na Delegacia;
6. Mantenha seu antivírus sempre atualizado;

7. Nunca passe informações de senhas bancárias por telefone, dificilmente o Banco fará este tipo de pedido;
8. Verifique com frequência seu extrato para evitar surpresas e denunciar qualquer transação suspeita assim que tomar conhecimento.

Fraude digital e como denunciar?

São diversos tipos de crimes que estão ocorrendo através das redes sociais. O principal deles acontece através do aplicativo do whatsapp com a clonagem, e desta situação ocorrem duas circunstâncias:

1ª) Clonagem real do whatsapp: É quando o golpista consegue o whatsapp de uma pessoa e começa a utilizá-lo.

No entanto, essa opção já não ocorre tanto devido a grande maioria das pessoas já utilizarem a verificação em duas etapas, daí você não consegue clonar o aplicativo devido à dificuldade.

2ª) Whatsapp fake: O estelionatário pega um número qualquer, busca uma foto da pessoa nas redes sociais, e coloca naquele número. A partir daí ele começa a enviar mensagens para as pessoas dos grupos informando que mudou de número e começa a pedir valores. Apesar dessa modalidade ser conhecida ainda há muitas pessoas que caem no golpe.

Outro golpe refere-se a sites de vendas. O infrator copia o anúncio de alguma loja, lança como se dele fosse e a partir do momento que é contatado para a venda, ele faz uma verdadeira engenharia social para convencer a pessoa. 

Nesse caso, tenha calma e não ceda a pressão. Não faça nenhum depósito. Desconfie!

Sites de leilão sofrem com fraudes digitais.

Todo leiloeiro tem que estar cadastrado em uma Junta Comercial. Na regra de leilões virtuais é estabelecido que você tem, no mínimo, 24 horas de prazo para o depósito do valor do bem que arrematou. Nunca duas horas! Ocorre que muitas vezes esses indivíduos se aproveitam dos leilões virtuais e fazem posts. Certifique – se sobre o cadastro da pessoa. Caso esteja cadastrada é possível também ocorrer cadastro falso.

Fraude digital gera denúncia. Porém há tipos de proteção!

  • Ative a autenticação de dois fatores em suas redes sociais, principalmente do Whatsapp;
  • Só faça compras online em sites seguros, sempre observando a reputação da loja e do vendedor. Assim evita-se fraudes no seu cartão de crédito;
  • Não deixe seu celular desbloqueado;
  • Evite clicar em links de páginas desconhecidas;

Também é possível identificar uma fraude, principalmente financeira, ao fazer uma consulta do seu CPF no Serasa ou SPCPois, é muito importante consultar o CPF, para saber se seu nome está negativado.

Fraudes digitais no Brasil chegaram a quase 3 milhões de tentativas no ano passado

Em 2022, a cada minuto, mais de 655 pessoas foram alvo de tentativas de golpe, segundo levantamento feito pela Psafe, uma empresa especializada em cibersegurança na América Latina.

O Brasil registrou no primeiro semestre de 2022, cerca de 3 milhões de tentativas de fraude. É o que apontou o levantamento Mapa da Fraude realizado pela ClearSale, empresa especialista em prevenção e gerenciamento de risco.

O levantamento apontou que pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas de fraudes, seguido pelo grupo de 26 a 35 anos.

E-commerce: tentativas de fraude no país entre janeiro e junho de 2022 cresceu 9%.

Para Marcelo Queiroz, Head de Estratégia de Mercado da ClearSale, os dados refletem o crescimento de vendas no e-commerce. “Quanto mais as pessoas migram para o varejo digital, maior será a proporção de fraudadores no e-commerce e as empresas precisam atentar-se a isso. Um dos fatores que eu posso citar para esse aumento é o número de pessoas não digitalizadas ou com pouca experiência em comprar online. Além da questão digital, o fraudador aproveita do contexto social e de motivações emocionais para encontrar brechas. Por isso, as empresas precisam de mais recursos robustos para evitar as fraudes”.

As categorias que mais sofreram e sofrem tentativas de fraudes são os eletrônicos (9,01%), os celulares (7,94%) e os games (5,65%).

Tentativas de fraudes por regiões

A região Norte (3,34%) tem o maior índice percentual de tentativas de fraudes sobre a quantidade de transações. Já a região Sul (1,09%), apresenta o menor índice do ranking dos estados. Mas, considerando apenas números absolutos, a região Sudeste, com 49,1 milhões de pedidos, contou com o maior número de fraudes do País.

Tentativas de fraudes por gênero

No recorde por gênero, o público masculino é quem mais sofre com tentativas de fraudes (2,88%), seguido por outros (2,25%). Já o público feminino apresenta (1,55%) do número de fraudes.

Em termos de faixa etária, pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas de fraudes (3,41%), seguido pelo grupo de 26 a 35 anos (1,76%).

Outros mercados

O mercado financeiro apresentou 527 mil tentativas de fraudes em processos digitais como abertura de contas, Pix, emissão de cartões, empréstimo pessoal e Crédito Direto ao Consumidor. Foram analisadas mais de 19 milhões de transações. Um percentual de 2,71% das transações.

Já em telecomunicações, foram analisadas 6,6 milhões de transações, das quais mais de 212 mil apresentaram tentativas de fraude. Um registro de 3,18%, com a região Nordeste sendo a mais exposta.

No setor de vendas diretas, os fraudadores mostraram-se atentos às mudanças e tecnologias para aplicar golpes. Foram analisados 1,4 milhão de pedidos, dos quais mais de 35 mil sofreram tentativas de fraude, representando 2,40% das transações.

O mercado relacionado à Pessoa Jurídica foi a novidade em 2022 no Mapa da Fraude. O setor teve 1,3 milhão de transações analisadas, das quais 17 mil sofreram tentativas de fraudes. Registro de 1,3%. Essas tentativas representam mais de R$55 milhões.

Dicas para evitar fraudes digitais

  • Use senhas fortes: Usar códigos fortes com a mistura de letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números e jamais utilize a mesma para mais de uma conta.
  • Tenha cuidado com links estranhos: quadrilhas especializadas criam sites falsos, idênticos aos verdadeiros, para roubar dados. Cuidado! 
  • Desconfie de promoções absurdas: Phishing é um tipo de ação fraudulenta comum no ambiente online. Geralmente, o criminoso envia aos usuários e-mails com ofertas imperdíveis ou exclusivas. No entanto, são mensagens contendo links para a captura de senhas.
  • O mais importante de tudo é não deixar de denunciar as fraudes digitais. Só assim, providências serão tomadas.

Tendências de golpes para 2023

Um outro estudo, levantado pela empresa de segurança idwall, mapeou quais serão as principais tendências de golpe, fraudes e crimes cibernéticos.

Fraude do GPS

Chamada de “spoofing de localização” ou “fraude de localização”, permite que os criminosos falsifiquem sua verdadeira localização e assim, invadam sistemas que se baseiam no endereço de uma rede ou na geolocalização, liberar todos os acessos. 

Um levantamento da Incognia aponta que, entre o período de março a julho de 2022, foram identificados quase 4 milhões de tentativas de fraude do GPS, em uma base de cerca de 100 milhões de dispositivos. No geral, essa fraude é usada para ocultar a localização de uma pessoa nos mais diversos tipos de crimes, como em roubo de carros a sequestros.

Fraude digital e como denunciar identidade

Trata-se do roubo de dados de uma pessoa e realizam transações financeiras ou estelionato como se fosse do próprio criminoso. 

Esse golpe já é comum no Brasil: segundo uma pesquisa do Serasa Experian, 61% dos entrevistados afirmam já ter passado por alguma experiência de roubo de dados ou conhecem alguém que foi. 

A melhor maneira de se proteger da fraude de identidade é não compartilhar suas informações pessoais com desconhecidos, ou clicar em qualquer link que chega pelo seu Whatsapp ou redes sociais. 

Fraude digital e como denunciar o Pix

Hoje, o Pix se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Até setembro de 2022, foram 26 bilhões de transações feitas no sistema financeiro nacional, com uma movimentação de dinheiro que chegou a R$ 12,9 trilhões, segundo a Febraban. 

De acordo com a pesquisa de tendências da idwall, em 2023, os golpes de Pix mais populares serão: QR code falso, em que os criminosos literalmente criam outro código para roubar as vítimas; o Pix agendado para compras, em que fraudadores manipulam comprovantes de pagamento; e o golpe da falsa central de atendimento, no qual os golpistas fazem uma ligação se passando por uma instituição financeira e orientam as vítimas a fazer um Pix para testar o sistema.

O melhor jeito de se proteger é não compartilhar seus dados pessoais que podem ser usados para criar chaves Pix, como o CPF e, muito menos realizar transferências sem ter a confirmação de quem está do outro lado.

Fraude digital no “Compre Agora, Pague Depois”.

Compre Agora e Pague Depois é uma modalidade de pagamento, que tem ganhado força sobretudo nos Estados Unidos e Europa. Com ele, os consumidores realizam uma compra pela internet, mas podem pagar somente depois que receberem o item desejado. Quando a compra chega, o pagamento pode ser feito à vista ou parcelado, mesmo que o cliente não tenha um cartão de crédito.

Confira também outras postagens