
Ultimamente, existe uma onda de golpes no Instagram. Quer nunca ouviu falar de alguém conhecido que, infelizmente, acabou sendo enganado por uma empresa.
Apesar da facilidade que a rede social trouxe para aproximar clientes de marcas, muitos golpistas se aproveitaram para se passar por empresas, aplicando golpe de promoções, desenvolvendo uma péssima reputação para a empresa.
Mas afinal, como lidar e se proteger contra esses ataques? Nesse texto, vamos abordar o assunto e apresentar estratégias de combate contra esses ataques.
Quais são as características de um perfil fake?
Não há como negar, muitos consumidores são enganados, clicando em perfis fakes nas redes sociais, principalmente no Instagram.
Sabe aquele restaurante que você estava namorando há muito tempo? De repente, uma mensagem na caixa do direct:
“Parabéns, você foi selecionado em nossa promoção e ganhou uma reserva”
De primeira, uma onda de euforia transborda o seu corpo, afinal, finalmente ganhei alguma coisa. Quem não ficaria feliz? Em seguida, o que eles pedem? Seu número de celular, CPF, dinheiro ou até mesmo seu e-mail.
Sim, infelizmente isso é muito comum, porque essa onda de euforia, faz com que a razão fique um pouco de lado. Logo, o perfil some e a frustração aparece, a experiência não é tão boa e alguém precisa pagar a conta.
As características de um perfil fake incluem:
- Pouca movimentação nas redes;
- Publicações ou interações suspeitas;
- Fotos de perfis genérica ou baixa qualidade.
Além disso, na maioria das vezes, há dois perfis da marca e quase sempre o que tem mais seguidor é o real.
Em resumo, o perfil de qualquer empresa é baseado em uma construção, nada que está no perfil é por acaso. Justamente, para passar mais autoridade. No final, lembre-se de fazer uma boa comparação do perfil e confirme antes de passar qualquer dado.
Golpes no Instagram: qual é a relação com o phishing?
Você sabe o que é phishing? Antes, sugerimos que você acesse o nosso artigo, caso ainda não saiba sobre o assunto.
Mas, explicando de forma breve, o phishing é uma técnica utilizada por golpistas para enganar usuários e obter informações confidenciais, desde senhas, cartão de crédito ou até mesmo informações pessoais.
No contexto do Instagram, os golpistas podem criar páginas falsas que imitam marcas populares, celebridades ou empresas, por meio de mensagens ou publicações falsas e links suspeitos.
Os golpes no Instagram podem variar desde ofertas falsas de produtos ou serviços até concursos fraudulentos, promoções enganosas.
Essas atividades fraudulentas se assemelham ao phishing, pois buscam induzir os usuários a compartilharem informações confidenciais ou realizar ações que possam comprometer sua segurança on-line.
Como se proteger dos golpes do Instagram?
A primeira dica é: fique longe de senhas numerais. Apesar de serem fáceis, elas não são uma ótima opção e nós vamos explicar o porquê.
Sabemos que é difícil lembrar as senhas de todas as contas. Então, somos acostumados a optar pela opção mais fácil, usar a mesma senha e ainda por cima, numérica, em todas as redes, fazendo com que seu perfil fique comprometido.
Por isso, o primeiro passo para evitar golpes do Instagram, é proteger sua senha. Elas podem ser adivinhadas ou quebradas por programas de hacking automatizados.
Então, aposte na combinação de números, letras (maiúsculas e minúsculas) ou até mesmo caracteres especiais, pois são difíceis de serem decifradas.
Em seguida, não esqueça da autenticação de dois fatores (2FA). Vale ressaltar que deixar lembrar para depois, não é uma opção, é uma segurança adicional para a sua conta.
Como reagir após ser vítima de um golpe no Instagram?
Não seguiu as dicas e infelizmente caiu em um golpe? Calma, nós vamos te ajudar, sabemos que o primeiro sentimento é o desespero, impotência ou até mesmo culpa.
Mas, infelizmente é algo que pode acabar passando despercebido e infelizmente isso acontece. Bom, vamos lá:
1 – Comunique o golpe ao Instagram
No Instagram, existe uma aba chamada hacked. Nela, você consegue realizar a denúncia e comunicar da invasão da conta.
2 – Registre um boletim de ocorrência
A internet não é terra sem lei, então não esqueça de fazer um boletim de ocorrência. Hoje, as autoridades sugerem que você faça a denúncia pelo computador.
3 – Monitore ativamente o Instagram da sua marca
O alvo de golpistas cibernéticos costumam ser perfis de empresas. Nesse caso, o ideal é contratar uma empresa que realize o monitoramento da marca.
Por fim, caso a sua conta seja invadida, não esqueça de avisar em outras plataformas para que mais clientes não sejam enganados.
Esperamos que você tenha aproveitado a leitura, não esqueça de conferir os nossos blogs! Lembre-se que a informação nesse momento é fundamental para driblar esses ataques.