
A publicação de um site falso na internet com apropriação de domínios semelhantes ao da sua marca, ocorre com muita frequência. Essa prática é popularmente utilizada por cibercriminosos, em golpes e estelionatos digitais. Nesse tipo de fraude, o criminoso lesa o consumidor desatento se passando pelo site da marca, ou uma página falsa semelhante com a original. Tudo isso, com a intenção de induzir o consumidor a efetivar uma transação utilizando o site falso.
A identificação dos Perfis e Fan Pages falsos em redes sociais, exige uma programação detalhada e todas as particularidades da marca. Isso, para que o aprendizado da máquina possa mapear o passo a passo de cada criminoso, e as reais intenções de cada golpe. Com o objetivo de minimizar o risco de dano à marca e aos consumidores, a solução é aplicada de forma preventiva assim que identificada, encaminhando a remoção de todos os anúncios e postagens que estejam violando ou executando a fraude.
O golpe de estelionato através do site falso
O cibercriminoso é especialista na apropriação da identidade visual e logomarca, e estuda todas as particularidades e fragilidades que a marca possui. Isso, com a intenção da cópia idêntica original, para aplicação do golpe de estelionato. Dessa forma, ele conseguirá criar um website falso idêntico, que vai gerar inúmeros problemas e prejuízos financeiros à marca e ao consumidor.
Isso porque, com páginas que registramm todos os dados inseridos, fica fácil obter informações críticas com cadastros falsos e artifícios semelhantes.
Monitoramento de sites ilegítimos
A prevenção pelo monitoramento e remoção do site falso é a melhor solução que evita o estelionato virtual, que gera inúmeros problemas às marcas. Esse tipo de fraude, que também usa o seu CNPJ para conferir maior autenticidade, precisa de aplicações de automação virtual de monitoramento. Dessa forma, imprimindo maior efetividade no combate a esse crime cibernético.